terça-feira, 6 de abril de 2010

Lixo e mais lixo

Já pensaram nas quantidades enormes de lixo que produzimos diariamente? Hmmmm? Talvez sim, talvez não!
Aqui a Dona do Valete, no meio do seu estudo, vai aprendendo algumas coisinhas, nomeadamente, o facto de em 2005, a produção de resíduos urbanos ser de 4,5 toneladas, o que equivale, meus amigos, a 1,2 kg de lixo por habitante por dia! Digam lá que não há por aí muito lixo! E se fosse só lixo!
Pensem, efectivamente, que se deve reutilizar as folhas de papel, por exemplo! Pensem que a vida está cara e que o ambiente está necessitado! Sim? Pensem na reciclagem, na bonita reutilização das vossas tralhas (sem ofensa, que eu também tenho as minhas).
Porque se não pensarem nisto, sabem para onde vai o nosso lixo? Sabem? Ou para aterros ou para a incineração! Não é muito mais bela a reciclagem? Hmm? Vá, vamos ser pessoas queridas para o ambiente e começar a reciclar!

4 comentários :

-Joana disse...

Tens toda a razão! :')

Anónimo disse...

Tem de começar tudo com leis que obriguem a indústria a fabricar embalagem reutilizável.
Não me digam que se poupa muita energia a derreter garrafas, só porque as pomos no vidrão. Poupa-se muita energia se as garrafas forem reutilizáveis.
Mesmo as embalagens de plástico (dos detergentes e afins) podiam ter uma tara paga para obrigar o consumidor a trocá-la no acto da compra de uma nova.
Este sistema de reciclagem só serve os interesses das empresas, como a Valorsul e congéneres. Colocar tudo muito certinho e direitinho no ecoponto, é bom mas é para a Valorsul ter a "papinha" toda feita, porque no fim, eles vão vender as embalagens a empresas que, por sua vez, as voltam a fundir ou, simplesmente, a incinerar.
Este modelo de reciclagem nunca vai levar a lado nenhum, porque não foi criado a pensar no Planeta: foi pensado no lucro dos novos Reis do Lixo.
Faz algum sentido fabricar uma garrafa de cerveja que só vai servir uma vez?
Faz! Faz todo o sentido para quem fabrica a dita garrafa e para quem a recolhe, de preferência lavadinha, no vidrão e a vai vender à mesma que a fabricou.

Reciclar, assim, é uma treta. É, a seguir ao embuste da Senhora de Fátima, a maior aldrabice dos últimos cem anos.
Por isso é que não está a resultar.
Nunca irá resultar, com este modelo.
Vão "indrominar" o raio que os parta.

Mas levas na mesma o beijinho do Fofo, porque não tens culpa nenhuma ahahahahah.

Especialmente Gaspas disse...

Por acaso já pensei nisso. Principalmente qd chego do supermercado. Tanta embalagem a proteger coisas que não precisam de protecção.

Anónimo disse...

Voltei antes que me batas.
Eu tenho sacos oferecidos pelo Pingo Doce e são esses que utilizo para trazer as compras.
Apesar de crítico, sou um cidadão exemplar.
Bjos.