quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Tenho aprendido que...

Tenho aprendido que não devo levar as coisas demasiado a sério. Acho que esse é um grande problema meu. E o de muita gente, digo eu. Cheguei à conclusão de que... preocupar-me com pecularidades de interesse nenhum, ao invés de as deixar caídas no caminho, não me levam (nem nunca me levaram) a bom porto. Hoje sei ver que outros valores se levantam, algo bem mais importante do que pormenores superficiais, banalidades. E, confesso, que é a custo que tenho encaixado isto no meu cérebro. Mas, como muito tenho ouvido nos últimos tempos, a vida faz-se caminhando, com os pés bem assentes na terra, dia após dia. Retirando daquilo que fazemos uma mensagem, uma lição... algo, pelo menos, que nos toque e nos empurre para a nossa realidade. Estamos envolvidos por tanto mas, feitas as contas, muito pouco é aquilo que nos protege. Aprendi que somos nós que devemos procurar a protecção, em vez de ir em busca de um agente protector. Sei, cada vez mais, o terreno incerto que me espera, todavia, anseio por estar à altura de o vencer.

Somos tão pouco. Frágeis. Pequenos. Inofensivos. Para umas coisas, diria eu. Para outras, nem tanto. O ser humano é capaz dos maiores actos de altruísmo, bem como dos maiores actos de malvadez. Encontra-se equilibrado na balança, onde os números se perdem no vazio, e a bondade e a maldade ganham espaço de manobra.

2 comentários :

estrela disse...

muito bem conseguido este texto!
parabéns!
concordo contigo, a cada dia eu tento ser uma pessoas melhor e só por isso acho que já começo a ver as coisas de outra forma!
todos os dias aprende-se um pouco...
bjs

Sky disse...

verdade verdadinha!
Eu já deixei de levar muita coisa a sério! levo as coisas a peito! :)) e para piorar... cada vez a maldade e o egoismo vão ser a prata da casa!