segunda-feira, 12 de setembro de 2011

O próprio mercedes engana a morte


Acho os mercedes seguros e extremamente confortáveis. Sofisticados e clássicos, simultâneamente. Tenho que admitir. Gosto e ponto. Já conduzi um Mercedes classe E de mudanças automáticas e noto bastante diferença quando conduzo o meu modesto Passat, com mudanças manuais. Não tem comparação. Mas como tudo na vida tem um preço, os mercedes não são excepção. São carros caritos para a maioria das carteiras. Contudo, compensam. Se bem que podemos ir bem mais longe. Temos à nossa disposição o Jaguar, o Porshe, o Lamborghini, o Ferrari e, porque não, o pequeno Maserati? A preços ainda superiores. Se podesse não me importava de ter um de cada nação. Pois claro. Assusta-me, somente, as velocidades que estes monstrinhos atingem na estrada, quando não se tem o mínimo de cabeça para andar com eles.

A propósito dos últimos anúncios do Mercedes Classe E. Tenho a dizer que os acho engraçados e capazes de captar a atenção... até das almas mais distraídas... como é o meu caso. É verdade que o seu objectivo é transmitir a ideia de que este carro é capaz de enganar a própria morte. Trava que é uma maravilha. Mas, quando se vê tanta inconsciência na estrada, o carro por mais tecnológico e seguro que seja, não consegue travar tamanha irresponsabilidade. Ou conseguirá?

9 comentários :

Anónimo disse...

Os carros de alta cilindrada actuais vêm, na sua maioria, limitados a 250Km/H. Se já conduzis-te um, deves ter noção que é muito fácil atingir estas velocidades. Contudo, esta nova geração de automóveis traz, como opção claro, um sistema de travagem automática bem como limitadores no computador de bordo. Com estes dois extras consegues de facto travar a irresponsabilidade. Mas, o verdadeiro perigo não são apenas as pessoas que conduzem para lá das velocidades permitidas... grande parte dos acidentes nas estadas portuguesas devem-se a erros na condução... Por isso, mesmo que o carro seja o mais tecnológico possível é perfeitamente normal que hajam acidentes... Contudo, de ano para ano, à medida que a evolução nas viaturas cresce, podemos ver grandes progressos no que se diz respeito à sinistralidade na via pública...

Penso que nunca devia fazer comparações de um carro com mudanças manuais e um carro de caixa automática ou sequencial. Já conduziu o seu "modesto passat" com caixa automática? Garanto-lhe que não é a mesma coisa que conduzir a sua viatura pessoal com mudanças manuais. De facto, sim, um Mercedes é um Mercedes... E a diferença é imensa de um carro mais simples para um carro desses. Penso que a maior diferença que sinto num Mercedes é a suspensão, que nos permite 'brincar' muito mais num Mercedes... Quase não se sente a estrada e isso é de facto notável...
No entanto acho que o passat está com uma linha, além de muito bonita, segura e estável na estrada. Este já nos consegue "colar aos bancos" pois já tem motores capazes de desenvolver como a maioria dos condutores pretende num carro...

Gostei imenso do anuncio, e fartei-me de rir quando o vi...

Beijo, continuação de bons textos =)

Cacau disse...

Esse anúncio é giro, mas o outro com os animais já é parvo!

Falo por mim, quanto mais confiança se têm mais parvos nos tornamos! Só começei a conduzir á pouco tempo, e sou muito cuidadosa. Há cada irresponsável na estrada!

S* disse...

Não consegue, não. Nem o melhor carro aguenta com uma mente irresponsável.

A. disse...

Anónimo: Sim, de facto, destaca-se a suspensão de um Mercedes. A estrada parece não ter buracos, nem imperfeições. A direcção também é excelente. Acho que toda a gente deveria ter acesso a um mercedes. É pena os consumos serem tão elevados!! Mas quem tem dinheiro para o burro, também tem que ter dinheiro para a corda!!

Anónimo disse...

Os consumos são relativos. O E 220 CDI Station BlueEFFICIENCY Tem um bom motor, e tem consumos compreendidos entre os 7litros. Penso que não seja assim por ali além. Eu também sou suspeito, porque a minha linda navara gasta cerca de 11 litros em estrada :P. Ou seja, esta carrinha da Mercedes gasta muito menos... Mas como disseste, se tens 60mil € para dar por um carro tens dinheiro para manter o menino! Assim quem o tem raramente se preocupa com o preço dos combustíveis :P

Sim, a direcção é bastante estável. O meu pai tem uma class E AMG e aquilo é um autentico brinquedo... É diferente :p Bom bom, era termos todos dinheiro para este tipo de brinquedos, era sinal que o país não está na forma que está :p

Sky disse...

Comprar um Mercedes? jasus! nada disso! já conduzi... é um bom carro mas não troco por outra marca equivalente.
tenho uma Skoda Octavia e estou satisfeito a 100%, deixo tudo e todos para trás, é uma estabilidade incrivel e uma segurança enorme. então se tivesse o topo de gama, a Suberb.. imagino. A skoda nada fica atrás à Passat ou Golf e pelo que tenho visto.. até existem mais problemas na WV que na Skoda.
Quando tiver muito dinheiro.. irei comprar uma Octavia RS... essa sim! uma máquina que não trocava pela mercedes.
Agora.. o meu carro de sonho... ASton martin DBS isso sim!
Em relação à segurança.... a maior parte desses modelos já vem com ESP (em que inclui uma dezenas de controlos) para aumentar a segurança em estrada! Mas claro.. isto nada serve se a pessoa não colaborar!
Fixa isto: Na maior parte das vezes para haver um acidente tem que haver duas pessoas distraidas :)

A. disse...

Paulo: Experimenta conduzir um mercedes. Aquela suspensão é para lá de espectacular! No meu Passat noto os buracos, num Mercedes não.

Cacau disse...

Ui, no meu Polo até sinto buracos que supostamente não existem :/

Sky disse...

Gosto de suspensão dura e de sentir o piso! os mercedes são iguais aos citroen :)