sexta-feira, 31 de maio de 2013

Tudo o que tem que ser dito.

Hoje apesar de não ter estudado, estou bastante cansada. O único dia da semana em que não me sentei à secretária agarrada a folhas (segunda-feira a produtividade também não foi muito grande, verdade seja dita). Hoje o dia foi dedicado a um trabalho, compreendê-lo, reter ideias principais. Tenho aqui à minha frente as folhas para me dedicar ao estudo de outra cadeira, mas os olhos tendem a fechar. Apesar de ter passado o dia na universidade, ainda fui a um centro comercial. Hoje senti necessidade de mudar de ares.

Hoje enquanto se fazia o trabalho, falaram-se em alguns outros assuntos que não os assuntos do trabalho. Coisas tão simples e que podem fazer a diferença na cabeça das pessoas. Acredito que o mundo seria diferente, se todos nós disséssemos o que nos vai na alma. De facto, não é preciso dizermos tudo. Mas, um pouco de verdade, de sinceridade também faz falta. 

Ora bem, eu sempre fui uma pessoa muito calada, muito fechada. Há cerca de 1 ano atrás mudei. Mudei aos poucos, é verdade. Mudei porque tinha mesmo que mudar. Nem sempre as mudanças são boas, mas, assumo, que neste caso foi melhor. Hoje tendo a dizer mais aquilo que penso, no peso certo e na medida certa. Acho que não devemos de guardar ressentimentos. Há 'coisas' que devem ser ditas na hora, no momento certo, adiamentos não levam a descargos de consciência. 

Sinceramente, acho que o facto de termos a nossa consciência limpa de qualquer pensamento de mágoa, de ressentimento... ajuda a que sejamos melhores pessoas. Fazer o bem pode fazer milagres pelos outros e, sobretudo, por nós. Nem sempre achamos isso. Porém, tenho notado isso comigo mesma.   Chamo a isto: viver de bem com a vida. Ou seja, descarregar da nossa alma tudo aquilo que carregamos connosco (nomeadamente, energias negativas causadas por momentos menos felizes). Descarregar energias positivas também é bom e ajuda a criar bem estar à nossa volta. 

Tenho quase a certeza que se estivermos livres de pesos de consciência seremos com certeza mais felizes. A felicidade também é feita de liberdade. Além de que colocar no papel aquilo que nos vai na alma também ajuda imenso. Chamar-lhe-ia terapia psicológica.

Tudo o que nos acontece ensina-nos algo e eu, penso, ter crescido com aquilo que me tem acontecido nos últimos tempos. Não duramos para sempre e, por vezes, guardar alguns momentos do nosso dia para reflectir sobre nós, sobre o mundo que nos rodeia... poderá fazer milagres sobre a nossa perspectiva de vida... e sobre a forma como queremos viver. Parar para seguir em frente.

1 comentário :

AquilesMarchel disse...

o melhor texto que li no seu blog

momentos reflexões sobre mudanças ocorridas são ótimos, ainda mais escritos de maneira leve como você faz