sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Processo Casa Pia

Já estive a ler o site do Carlos Cruz em dias anteriores. Pensei por algum tempo sobre o que este homem relata, sobre o que tenta transmitir. Custa-me a crer que seja um mentiroso compulsivo. Porém, sei também que poderá ser culpado. Poderá estar a tentar defender-se a todo o custo.
Mas, sinceramente, acho que este processo já terá ido longe de mais.
Todavia, o que consta e se conclui com base na actuação da justiça portuguesa é que existem 7 arguidos, nos quais 6 foram condenados e 1 absolvido. Homens da alta sociedade, influentes, poderosos. Excepto Carlos Silvino. Uma mulher, dona de uma casa situada em Elvas. Depois existem as vítimas, rapazes pobres, evidentemente inocentes.
Acho que não há muito mais a dizer, pois já se disse muito. Mas... muito por fazer, especialmente quanto às vítimas. Apoios, (re)inserção na sociedade.
Porém, acho que é preciso ser-se extremamente mau para se ser capaz de molestar/abusar rapazes menores. É preciso ter uma grande capacidade monstruosa para se omitir esta triste realidade. É certo que tudo terá ocorrido a troco de dinheiro, em tempos antigos. É certo que existia pouca maturidade (ou quase nenhuma) por parte destes rapazes. É certo que nada (ou quase nada) tinham, nem mesmo uns pais. Mas, é certo que estes grandes embora PEQUENOS homens adultos não tinham o direito de marcas estas vidas desta forma (se forem, efectivamente, culpados).
Espero somente que continuem a lutar pelo que acreditam, quer as vítimas, quer os homens que foram considerados (pelo tribunal) culpados.
Ninguém disse que viver em comunidade era fácil, que o ser humano não era um ser complexo, que a vida era uma pequena jornada. Lutar pela verdade acima de tudo... é o que deverá ser feito.

1 comentário :

-Joana disse...

Este texto está muito bom e explica tudo! :)