sábado, 6 de setembro de 2014

A Princesa Nôno

Eu não tinha conhecimento da história desta menina de 5 anos, antes desta divulgação em massa. Hoje toda a gente a conhece por princesa cor de rosa. Ou quase toda a gente. Tinha um tumor no rim direito com 16 centímetros. Não merecia ter este fim. Ninguém merece. Mantinha esta luta há um ano e uns meses. Tudo o que tem de acontecer acontece. Está destinado. Quando a genética está lá... não há muito a fazer. O que parece ter encantado foi a forma como esta pequena menina encarou a doença: com um sorriso. E nesse aspecto ensinou a muitos adultos que, sem um sorriso, vivem a vida (mesmo sem doença) sem lhe dar valor. São as coisas simples que nos cativam. E um sorriso, mesmo perante o sofrimento de uma doença destas, cativa, sem dúvida. 

Esta é apenas mais um caso com rosto, de muitos outros casos sem rosto. É com tristeza que vemos tantas crianças a partir com cancro. Mas, ainda assim, é melhor partir do que sofrer. 

É o destino. Temos de aproveitar diariamente o que temos e quando temos. Seja lá o que tenhamos, temos de dar valor, acarinhar, cuidar, alimentar. A vida é demasiado curta para vivermos irritados com pormenores que são apenas pormenores. Porém, às vezes, não é fácil. 

Sem comentários :