sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Face à situação dos cursos da Universidade Católica.

Encontrei este comentário na internet e estou completamente de acordo com ele. Sou aluna da Universidade Católica Portuguesa, Faculdade de Engenharia. E fui abalada com todas estas circunstâncias, a meio da época dos exames. Tenho plena noção que tudo vai ser resolvido. Sempre me esforcei por alcançar os meus objectivos nesta instituição. Os cursos nunca foram oferecidos, pois quem os frequenta tem que se dedicar para poder passar às cadeiras. Não haja ilusões quanto a isto! Eu, por exemplo, sou o exemplo disso!

Passo a citar o comentário:

"Zeus, Os cursos de engenharia na Universidade Católica Portuguesa tal como os cursos das outras faculdades (privadas e públicas) foram submetidos a uma avaliação rigorosa da A3ES. Como sabe, umas tiveram de fechar os cursos por não reunirem as condições necessárias e outras não, como é o caso da Faculdade de Engenharia da UCP. Os alunos da FEUCP para terem acesso à Ordem dos Engenheiros tiveram de se sujeitar a um exame intensivo que inclui toda a matéria de 5 anos de curso. Dos alunos que se candidataram mais de 90% passou. É inconstitucional, diria mesmo, discriminação "nua e crua", admitir que outras faculdades têm o acesso directo à OE garantido sem serem sujeitos a provas. Não existe igualdade de direitos. Tenho a certeza absoluta que uma grande percentagem de alunos das faculdades públicas chumbaria no exame, posso dizer-lhe com certeza pois fui aluno de engenharia da Universidade Católica e dei explicações a alunos do IST, irónico certo? Os cursos de engenharia da Universidade Católica têm um elevado grau de qualidade, havendo um docente para uma média de 20 alunos, o que garante uma aprendizagem bastante superior. As matérias são exactamente as mesmas que se lecciona por exemplo no IST e por vezes até são estudadas de forma mais profunda por existirem menos alunos por turma. Posso até dizer-lhe que grande parte dos professores também lecciona nessa instituição. As propinas são muito elevadas e nem todos naturalmente podem pagá-las, mas as instalações são excelentes, os docentes têm óptimos currículos e o ensino é muito exigente. Um dos motivos que gerou a falta de dinheiro e conheço muitos casos, foi a desistência dos alunos do curso de engenharia por não conseguirem obter aprovações às cadeiras. Não, na Universidade Católica não oferecem os cursos. Houve também má gestão? Infelizmente sim, houve. Mas a qualidade do ensino foi sempre garantida e tenho a certeza que irá ser garantida até ao último minuto em que encerrarem as portas."


P.s. - Hoje recebi a nota de uma cadeira, consegui obter a melhor nota: 18.1. Devo confessar-vos que se tive esta nota foi porque me dediquei e me esforcei, graças ao meu trabalho, mas, essencialmente, fruto do trabalho dos docentes que estiveram sempre disponíveis para me tirar as dúvidas que iam surgindo ao longo do meu estudo.

2 comentários :

Azul do Mar disse...

Também já tinha visto esse comentário e também não podia estar mais de acordo.

Isabel disse...

Parabéns pela nota!