terça-feira, 29 de março de 2011

Da Partilha (mas de ideias)

A notícia de que a economia portuguesa está em recessão já não é novidade, mas começa a ser alvo de alguma ironia. O Sunday Independent escreve um artigo de opinião onde dá alguns conselhos a Portugal.


Não me quero intrometer, mas li algumas notícias nos jornais sobre a situação portuguesa e sinto-me capaz de oferecer alguns conselhos sobre o que está para vir”. Aliás, em tom de brincadeira, pergunta qual é a diferença entre Portugal e Irlanda e responde dizendo apenas “cinco letras e seis meses”.

A mesma carta ironiza as notícias que Portugal poderá vir a recorrer brevemente a um resgate financeiro, apesar dos políticos portugueses o negarem. “Tendo em conta a minha experiência, Portugal irá recorrer a esse resgate muito brevemente e provavelmente a um domingo”, voltando a ironizar em torno da palavra “ajuda”.

Como o inglês é a vossa segunda língua podem pensar que a palavra ajuda significa que o país vai ser ajudado pelos nossos irmãos europeus para tirar Portugal das actuais dificuldades económicas. Permitem-me que vos avise, essa ajuda não vai ajudar o país a sair dessas dificuldades como também vai prolongar os seus problemas para as gerações vindouras”, acrescenta o mesmo artigo de opinião.

O Sunday Independent vai mais longe e diz que para procurar a palavra correcta sobre ajuda é necessário procurar no dicionário outras palavras como: emprestar dinheiro, hipotecas, etc.

O artigo de opinião diz ainda que, tal como aconteceu com a Irlanda, também Portugal “vai ver o seu governo mudar nos próximos dois meses e este terá feito todo o tipo de promessas durante a campanha eleitoral” e termina dizendo “com amor, da Irlanda”.

Sem comentários :