sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

10 I Fala menos.


It's completely true. Sempre fui uma pessoa calma e calada, pelo menos quando estou em território desconhecido e em terras movediças. Com o tempo tenho vindo a exteriorizar-me mais, sobretudo, quando estou em territórios conhecidos. O território em que nos encontramos é uma forte barreira! Tudo depende do ambiente em que me encontre, mas também das energias (alheias)! Os que nos rodeiam também proporcionam / nos motivam a que tenhamos um certo tipo de comportamento, consoante dadas atitudes que tenham para connosco. Mas, atenção, há um meio termo para tudo! Há momentos em que nos devemos impor e dizer o que deve ser dito, seja porque nos perturba, seja porque nos magoa. 

Mas, na realidade, não devemos esgotar as nossas palavras desnecessariamente ou abrir-mo-nos demasiado quando temos muita necessidade de falar. Devemos sempre pensar antes de falar. Sempre! Porque falar demasiado sobre o nosso íntimo, vida (pessoal, familiar ou profissional), etc... pode ser alvo de críticas mais tarde se essas pessoas não forem totalmente de confiança, verdadeiras, sinceras, transparentes. E quem o é hoje em dia? Eu ainda confio em algumas. Acredito que nem tudo é negro. Ainda há gente boa! Se bem que a vida ensina-nos (diariamente) a estar sempre de pé atrás com o mundo... 

Certo é que a vida tem-me ensinado a ser ainda mais calada. As pessoas interpretam tão mal o que dizemos. Há egos muito grandes. Há sinceridade que magoa os egos alheios. Por isso... muitas vezes... mais vale silenciar. Isso! Calar! Não dizer nada! Ficarmos no nosso mundo. E falar apenas no momento "certo", se assim o entendermos, se acharmos necessário. Eles aí vão ouvir o que sentimos/queremos/desejamos. Seja lá o que isso for. Muitas vezes os outros só ouvem exactamente o que querem ouvir, opiniões contraditórias afastam... (mas nem sempre).

Apesar de actualmente me sentir e de me deitar com a minha consciência tranquila. Já senti na pele os dissabores do silêncio. O silêncio magoa ainda mais do que as palavras. O silêncio fere. Porque a espera dói. Eu sei que as palavras também magoam... Mas o silêncio significa também desprezo e, muitas vezes, de quem não esperamos. E isso magoa muito. Para mim, silenciar é das armas mais poderosas que existem, sobretudo quando alguém espera uma resposta de outra pessoa e ela tarda em vir. 
...
Há sempre os dois lados: o lado de quem cala e o lado de quem recebe como resposta o silêncio.

1 comentário :

Anónimo disse...

também sou pessoa de ouvir mais do que falo. isso simplesmente não significa que não tenha opinião, e é isso que muitas pessoas acham. as suas mentes pequeninas acham que as pessoas caladas são burras, mas pelo contrário; são as caladas que observam, esperam, pensam e sabem agir

Beijinhos
Ariadne
http://historiasdeariadne.blogspot.pt